domingo, 31 de janeiro de 2010

As potencialidades dos jogos Educacionais











Uma das principais formas de acesso ao mundo para crianças e jovens é o
Jogo, pois geralmente o primeiro contato acontece;
Quando criança e jovens.
Os jogos digitais podem ser definidos como ambientes atraentes e interativos que
Capturam a atenção do jogador ao oferecer desafios que exigem níveis crescentes de
Destreza e habilidades com isso facilitam sua aprendizagem com o assunto dado na
Matemática.
Com base em estudos apontam os componentes básicos dos jogos, que!
São:
1) O papel ou personagem do jogador;
2) As regras do jogo;
3) Metas e objetivos;
4) Quebra-cabeças, problemas ou desafios;
5) História ou narrativa;
6) Interações do jogador;
7) Estratégias;
8) Resultados.
Mas para serem utilizados como instrumentos educacionais os jogos devem conter
ainda
Algumas características específicas para atender as necessidades vinculadas à
Aprendizagem. Por isso os jogos “devem possuir”.
Objetivos pedagógicos e sua utilização devem estar inseridos em um contexto e em uma
Situação de ensino baseados em uma metodologia que oriente o processo, através da
Interação, da motivação e da descoberta, facilitando a aprendizagem de um conteúdo".
Quando preparados para o contexto educacional os jogos podem receberDiferentes nomenclaturas. As mais comuns são jogos educacionais ou educativos, jogos de aprendizagem ou jogos sérios, sendo que alguns tipos de
simuladores também podem ser considerados jogos educacionais.
Normalmente, quando se divulga a utilização de jogos educacionais, há um destaque
para o poder motivador dessa mídia. Mas o potencial deles vai muito além do fator
"motivação", pois ajudam os estudantes a desenvolverem uma série de habilidades e
estratégias e, por isso, começam a ser tratados como importantes materiais didáticos.

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