sábado, 30 de janeiro de 2010

os jogos e a matemática




Estou ampliando o uso dos jogos para oferecer aos alunos oportunidade interativas que possam enriquecer as aulas. Os jogos aparecem nesse contexto como um recurso
didático que contém características que podem trazer uma série de benefícios para as práticas de ensino e aprendizagem. Este método apresenta o potencial dos jogos educacionais, baseado em estudos de três anos, trás exemplos de jogos utilizados em diferentes níveis de ensino e aponta problemas que ainda precisam ser superados para facilitar o emprego dos jogos educacionais.
Os jogos conquistaram um espaço importante na vida
de crianças, jovens e adultos e com isso conseguimos fazer com que eles tenham um maior aproveitamento em sua aprendizagem.
já assumindo um papel de destaque no desenvolvimento do estudo para
entender porque os jogos são tão atraentes e quais impactos causam na vida das pessoas.
Muitos jovens seduzidos pelos jogos permanecem longos períodos totalmente
empenhados nos desafios e fantasias destes artefatos de mídia, dando a impressão de
que são imunes a distrações e que nada é capaz de desconcentrá-los.
Mas os jogos costumam absorver muitas horas dos jogadores e consomem um
tempo que poderia ser aproveitado em outras atividades, como o estudo, por exemplo.
Isto gera reclamações entre pais e professores, pois gostariam que seus filhos e alunos
aplicassem nos estudos o mesmo nível de atenção e comprometimento dedicado aos
jogos.
Conseguir desviar a atenção que os estudantes dão aos jogos para atividades
educacionais não é tarefa simples. Por isso, estou com esse desafio nas mãos
tentam encontrar formas de unir ensino e diversão com o desenvolvimento de jogos
educacionais. Por proporcionarem práticas educacionais atrativas e inovadoras, onde o
aluno tem a chance de aprender de forma mais ativa, dinâmica e motivadora, os jogos
educacionais podem se tornar auxiliares importantes do processo de ensino e
aprendizagem.
Mas para serem utilizados com fins educacionais os jogos precisam ter objetivos de
aprendizagem bem definidos e ensinar conteúdos das disciplinas de matemática aos
usuários, ou então,promover o desenvolvimento de estratégias ou habilidades importantes para ampliar a capacidade cognitiva e intelectual dos alunos.
Durante muitos anos se discutiu a possibilidade dos jogos influenciarem
negativamente os jogadores e estimularem a violência em crianças e adolescentes. Nos
últimos anos, porém, aumentou o interesse para a pesquisa dos aspectos positivos dos
jogos, seus benefícios para os jogadores, potencialidades como recurso didático e uso na
educação.
Agora, ao invés das instituições de ensino fecharem as portas para os jogos, existe um
crescente interesse entre pesquisadores e professores em descobrir de que formas os
jogos podem ser usados como recurso para apoiar a aprendizagem e mostra quee atraves deles a matemática fica facil de se entender.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa! Muito bom aprender matemática se divertindo, o que, a princípio, parece impossível! ^^

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